Muitos de nós, em algum momento da vida corporativa, já passou pela sensação de estar apagando incêndios.
Quando falta organização, fica muito mais difícil de atingir os resultados esperados. Boa parte dos problemas estão relacionados com a falta de organização, gerando barreiras de comunicação, informação sem consistência para a tomada de decisão, falta de clareza em relação aos papéis e responsabilidades de cada envolvido ou ainda um planejamento pouco estruturado.
O importante para a solução dos problemas é ajustar o foco imediato da gestão para minimizar os impactos causados e explorar possibilidades para recuperação rápida.
O ponto é que nem sempre as lideranças agem dessa forma e acabam tentando entender o que aconteceu, como aconteceu e por que aconteceu, levando todo o sistema a buscar primeiro as justificativas e depois a solução.
Procurarmos direcionar a conversa para avaliar o impacto, entender o que já foi feito e agir rapidamente para retomar o curso normal, deveria ser o ponto de partida. Na sequência devemos focar no entendimento do problema, buscando a origem para não deixar que volte a acontecer.
Existem várias ferramentas que podem nos ajudar neste sentido. Uma ferramenta simples e prática, mas muito poderosa, que pode ser útil em inúmeros momentos e situações desde o planejamento e acompanhamento de pequenos projetos até um plano de ação na solução de problemas é o 5W2H.
Essa consagrada ferramenta de gestão 5W2H, é um acrônimo em inglês das principais perguntas que devem ser feitas e respondidas ao investigar e relatar um fato ou situação.
A aplicação é bem simples, com concentração dos esforços na reflexão necessária para formulação de cada uma das respostas. Como em todo planejamento, essa é a atividade mais trabalhosa, mas ao mesmo tempo, é a mais relevante, com maior agregação de valor.
No final, os processos ficarão muito mais ágeis e a tomada de decisão muito melhor embasada, a partir de um plano detalhado com responsabilidades e compromissos assumidos.
A HACHI atua como o oitavo elemento, o terceiro H e complementa essa ferramenta como agente disciplinador, proporcionando foco, controle, determinação e resiliência para alcançar os resultados.
Autor: Pedro Auler – Managing Partner HACHI Gestão Empresarial