SOLUÇÕES

A HACHI oferece soluções empresariais voltadas para a melhoria de produtividade, eficiência operacional e sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Com sólida formação acadêmica e larga experiência em diversos segmentos, nosso corpo gestor garante alto nível de serviço na entrega de soluções focadas em consultoria estratégica e terceirização dos processos de negócios para organizações de diferentes setores e maturidades


Muitos gestores costumam atuar apagando incêndios. A sensação é a de que os problemas estão sendo resolvidos. Mas, a medida que o tempo passa, a pilha de problema só aumenta. Com um entendimento mais profundo da organização, é possível resolver problemas de maneira prática e direcionada para o que realmente importa e sem gastar tempo com itens pouco relevantes.

O diagnóstico de gestão segue uma metodologia de avaliação que possibilita uma análise aprofundada das principais áreas de gestão de um negócio e busca cobrir três pontos distintos que entendemos necessários ao sucesso da implantação de um modelo de gestão que suporte a estratégia de crescimento da empresa:

1. Estrutura Organizacional, possibilitando identificar todas as interfaces envolvidas, o grau de relacionamento entre elas e o nível de maturidade para tomada da decisão;

2. Modelo de Gestão, mapeando todo o fluxo atual de informações, responsabilidades e rotinas na gestão, com a clara identificação dos Produtos X Processos X Interfaces críticos para o sucesso do negócio;

3. Sistemas, mapeando as ferramentas de apoio e softwares existentes para suportar o gerenciamento da rotina de gestão e o nível de informatização dos processos.

Avaliando as rotinas e práticas de gestão com registro dos potenciais gargalos e oportunidades de melhoria obtemos uma análise do ambiente competitivo da organização.

Um modelo de Avaliação de Maturidade em Gerenciamento de Projetos é uma forma de avaliação das técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos que estão sendo aplicadas dentro de uma organização ou departamento.

A identificação do nível da maturidade em gestão de projetos ajuda o gestor a definir o melhor caminho para atingimento do sucesso, elevando a produtividade geral e o nível de satisfação dos envolvidos, de acordo com as expectativas definidas.

Existem diversos modelos no mercado para realização da avaliação, mas todos partem do mesmo princípio, identificar a competência organizacional para realização dos projetos, avaliando Estratégias, Processos, Pessoas e Tecnologias.

O modelo de avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos adotado pela HACHI é baseado na experiência dos sócios e a sua principal característica é a simplicidade e facilidade do uso.

O modelo adotado é aderente aos conceitos do PMBOK (PMI) e contempla 5 níveis e 6 dimensões.

 

Realizando a avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos da organização, definimos objetivos com ações de curto prazo e metas de médio-longo prazo.

O processo de avaliação de riscos evidencia ameaças e oportunidades críticas para o projeto, através da identificação, categorização, priorização e tratamento de vetores de risco associados ao negócio, além da elaboração de cenários úteis à tomada de decisão.

O processo de priorização ocorre através da combinação da probabilidade de ocorrência do evento com o seu respectivo impacto nos objetivos do projeto. O modelo adotado pela HACHI considera uma matriz de riscos com 5 faixas de probabilidade por 5 categorias de impacto, consolidando 3 níveis de risco: altos, médios e baixos.

A finalidade do gerenciamento de riscos é identificar os fatores geradores de riscos, com suas respectivas causas-raiz e então estabelecer planos de ação que possam melhorar os cenários durante a maturação do processo até o momento da tomada de decisão do investimento, adotando uma das estratégias : Aceitar, Eliminar, Transferir ou Mitigar a probabilidade de ocorrência e ou impacto do evento.

O modelo de Gestão de Riscos adotado pela HACHI, mais do que uma ferramenta de identificação e reporte, tem como foco a tomada de decisão e por característica, a flexibilidade, adotando processos, ferramentas e organização adequados a governança de cada organização e ou projeto.

Gerenciando riscos estamos controlando imprevistos, aumentando nossas oportunidades e diminuindo as ameaças que podem ocorrer no decorrer do caminho, maximizamos nossas chances de sucesso.

O processo que envolve o desdobramento de metas é um poderoso componente de um sistema de gestão para resultados. Ao realizar o desdobramento, estamos fazendo a conexão entre os objetivos estratégicos dos planos de longo prazo e as ações do dia a dia, na forma de metas e indicadores operacionais.

Traçar os objetivos estratégicos da sua empresa e desdobrá-los é o que irá permitir que as metas sejam atingidas e os resultados esperados alcançados.

A aplicação deste processo gera maior engajamento e comprometimento por parte dos colaboradores da empresa, pois fica mais claro como eles estão contribuindo para alcançar os resultados.

Normalmente o Desdobramento Estratégico das Metas é o início de um processo de transformação, que pode resultar em uma mudança positiva na cultura organizacional, orientada a resultados.

Desdobrando as metas para cada unidade de trabalho, garantimos o alinhamento das ações com os objetivos do planejamento estratégico.

O gerenciamento de rotina é imprescindível para empresas que pretendem melhorar a sua performance e otimizar os resultados obtidos diariamente. A atividade de gestão da rotina engloba um conjunto de ações e verificações contínuas para que os colaboradores consigam desenvolver, de maneira satisfatória, as atividades apresentadas.

É fato que a aplicação da gestão da rotina otimiza procedimentos e processos operacionais, facilitando a adoção de ferramentas que objetivem melhorar o fluxo interno e promover a rotina de hábitos que aperfeiçoem a disciplina dos colaboradores.

O PDCA é um método interativo de gestão de quatro passos, que permite o controle e a melhoria contínua de processos.

Nossa solução considera a adoção do modelo de gestão que terceiriza a parte operacional da rotina, desenvolvendo dentro da organização qualidades como disciplina, integração, trabalho em equipe e quebrando barreiras de comunicação.

A aplicação dessa prática possibilita mudar a cultura da empresa de forma gradativa, tornando a equipe e o ambiente mais organizado, colaborativo e com maior capacidade de execução.

A gestão da rotina deve fazer parte da cultura da empresa e estar presente em todas as áreas da organização.

Executando a rotina PDCA com monitoramento do painel de indicadores otimizamos desempenho e melhoramos resultados operacionais.

Os modelos de controle aplicados na gestão de projetos têm se mostrado burocráticos, ineficazes, caros e pouco transparentes. Na prática, as organizações, apesar dos recursos empregados, não têm sido bem sucedidas em entregar o prometido aos acionistas e ou stakeholders.

A metodologia adotada pela HACHI para a gestão dos projetos está baseada nas melhores práticas de mercado.

A padronização de um modelo de gestão de projetos proporciona um desenvolvimento estruturado do projeto, garantindo a consolidação e o nivelamento de informações adequado entre as interfaces durante todo o ciclo de vida do negócio.

O modelo de gestão deve ser composto pelos processos, rotinas, estruturas, recursos e sistemas necessários para gerar os produtos definidos. Embora não se possa abrir mão de confiabilidade e disciplina, agilidade e flexibilidade devem ser pontos de referência na solução HACHI.

Nossa proposta considera a adoção do modelo de gestão que terceiriza a parte operacional da rotina, reservando a experiência e conhecimento do negócio do corpo gerencial da organização para a tomada de decisão.

Para operacionalizar esta solução contamos com combinação de uma equipe remota atuando na rotina de coleta e análise de dados, atualização dos cronogramas e emissão dos relatórios, com um Gerente de Projeto que transforma informações em ações para tomada de decisão dentro da rotina do cliente.

A utilização disciplinada do modelo de gestão por projetos, propicia a identificação de riscos, o gerenciamento de desempenho, o estabelecimento de ações corretivas e, sendo um eficaz veículo de comunicação, a revisão de planos e o monitoramento de expectativas.

Aplicando as melhores práticas de gestão garantimos a entrega dos projetos dentro do prazo, custo, escopo e qualidade acordados.